Com a consciência de que a saúde mental se constituí um aspeto fundamental na saúde e bem-estar de qualquer indivíduo, a intervenção psicológica reveste-se de suma importância e responsabilidade. Neste âmbito, considera-se que os conhecimentos e competências adquiridas pelos profissionais de Psicologia Clínica, lhes atribui o dever e compromisso de contribuir para uma sociedade mais produtiva, saudável, consciente e, sobretudo, mais feliz. Na consulta individual, oferecemos resposta a uma ampla diversidade de dificuldades e problemáticas. Apostamos num acompanhamento individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa. Deste modo, os objetivos terapêuticos são definidos em conjunto e em consonância com os resultados da avaliação inicial. Os métodos e técnicas utilizadas serão igualmente ajustados ao longo do processo terapêutico em colaboração com o/a cliente.
Na consulta psicológica com adultos e mesmo com adolescentes a pessoa tem maior facilidade em descrever os seus comportamentos e pensamentos, bem como expressar as suas emoções e sentimentos. Contudo, na consulta psicológica infantil a criança apresenta, habitualmente, um repertório verbal mais restrito, bem como uma capacidade abstrata para elaborar os acontecimentos que ainda não se encontra totalmente desenvolvida. Deste modo, o profissional de psicologia clínica, com recurso a diversos métodos e técnicas de avaliação e intervenção, nomeadamente através do jogo e do brincar terapêutico, pode ajudar a criança a expressar o seu próprio mundo, deste modo, a encontrar soluções para diversas problemáticas. Ademais, a consulta psicológica infantil revela-se muito útil para responder a desafios decorrentes do processo de desenvolvimento.
A adolescência representa uma fase caracterizada por uma ampla diversidade de mudanças. O corpo sofre uma série de alterações hormonais que, para além de, muitas vezes, causarem oscilações emocionais, trazem consigo um crescente interesse acerca da sexualidade. Os hábitos, gostos e interesses mudam e o/a adolescente começa a preferir passar mais tempo com os colegas e amigos da mesma faixa etária do que com os seus pais e/ou familiares. Também nesta altura, aumenta a curiosidade em ter novas experiências, aumentando a probabilidade de de comportamentos de risco que, muitas vezes, podem ocorrer não apenas pela necessidade de experimentação, mas também, como forma de se afirmar e ser aceite perante o grupo de pares. A tudo isto, acresce a aproximação do ensino secundário e superior e, por conseguinte, as dúvidas acerca do percurso profissional a seguir. Por fim, e como se não bastasse, o adolescente tem de lidar com as dúvidas e preocupações dos pais que, também estes, estão a aprender a lidar com esta fase dos filhos.
Desta forma, a adolescência é uma fase de mudanças e desafios que, muitas vezes, podem revelar-se difíceis de ultrapassar. Nesta linha, a consulta pode constituir-se um importante recurso para ajudar o/a adolescente nesta fase e a construir a sua personalidade de forma equilibrada.
Existem múltiplos fatores que podem afetar a saúde mental e um desequilíbrio a este nível pode gerar prejuízo nas mais diversas áreas de vida. Os adultos são, muitas vezes, cuidadores das crianças e jovens e também de pessoas idosas, assim, o bem-estar desta população tem repercussões diretas nas outras gerações. O Psibilitar dispõe de uma equipa de Psicólogos com formação em técnicas terapêuticas cientificamente validadas que lhes permite avaliar e intervir em diversos quadros clínicos, entre os quais:
Não obstante, esclarece-se que a procura de um profissional de Psicologia Clínica não se justifica apenas e só em casos de existência de uma perturbação psicológica específica, já que o acompanhamento psicológico pode ser benéfico em situações como: